Eventos 32 99127 8654 Reservas 32 99112 0395 +55 32 3236 4000

A Cidade

Com mais de 520 mil habitantes, Juiz de Fora figura entre as mais populosas cidades da Zona da Mata mineira. Localizada estrategicamente entre os principais polos econômicos do Brasil, a cidade é considerada o município mais extenso da região, que representa 0,245% do território mineiro.

Considerada um dos polos industriais pioneiros de Minas Gerais, em Juiz de Fora foi construída a primeira estrada de rodagem do país e a primeira usina hidrelétrica de grande porte da América do Sul.

Dentre os principais setores econômicos do município, figuram os serviços e a indústria, com destaque para a fabricação de alimentos e bebidas, produtos têxteis, artigos de vestuário, mobiliário, metalurgia, montagem de veículos e outros. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Juiz de Fora é uma das 100 cidades brasileiras com as melhores condições para investimentos.

Com mais de dez instituições de ensino superior, entre elas a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora é também referência em educação, sendo considerada uma cidade polo para universitários.  Com um PIB per capita de R$ 6,2 mil e uma das mais altas expectativas de vida do Brasil, a cidade ocupa lugar de destaque em Minas em qualidade de vida e investimentos.


Ver mapa maior

História

Juiz de Fora é uma cidade do século XIX, que, culturalmente, tem uma pequena relação com o dinamismo do Rio de Janeiro. A cidade não participou da cultura colonial mineira e seu desenvolvimento industrial foi marcado pela modernização capitalista, que trouxe para a cidade fábricas, luz elétrica e o desejo de estabelecer sua civilização nos moldes dos centros europeus.

A origem de Juiz de Fora aconteceu com os povoados agrícolas às margens do rio Paraibuna, que ficavam no traçado do Caminho Novo, que era uma das estradas reais que davam acesso à região das Minas Gerais na época do Brasil Colônia.

O primeiro nome dado à região foi Santo Antônio do Morro da Boiada do Paraibuna, conhecido como Arraial de Santo Antônio do Paraibuna. O nome fazia referência ao primeiro povoado que se desenvolveu às margens do rio, denominado Morro da Boiada.

No tempo colonial um magistrado era nomeado pela Coroa Portuguesa, para atuar onde não havia juiz de Direito. O nome Juiz de Fora surgiu, pois alguns estudos indicam que um Juiz de Fora esteve na região e se hospedou numa fazenda próxima a onde mais tarde, surgiria o povoado de Santo Antônio do Paraibuna.

Tendo como padroeiro, Santo Antônio, a cidade foi elevada como município em 31/05/1850 completando 163 anos em 2013.

Estrutura

Com área total de 1 429,875 km², Juiz de Fora conta com uma grande extensão de área verde, que comporta diversas unidades de conservação ambiental onde se destacam várias espécies da fauna e da flora.

O relevo de Juiz de Fora é bem acidentado estando situado na Unidade Serrana da Zona da Mata. A sede do município está em uma altitude de 677,2 m e cerca de 2% do território juiz-forano é plano.

Atualmente, a cidade conta com 2 aeroportos: O Aeroporto Francisco Álvares de Assis (IATA: JDF, ICAO: SBJF), conhecido também por Aeroporto da Serrinha e o Aeroporto Regional da Zona da Mata, atualmente Aeroporto Presidente Itamar Franco (IATA: IZA, ICAO: SBZM), situado a 35 quilômetros do centro de Juiz de Fora.

Com cerca de 15 museus, a cidade tem como destaque o Museu Mariano Procópio, colocado entre os três principais museus do País e um dos maiores atrativos turísticos de Juiz de Fora, pelo volume e significado de seu acervo.

Juiz de Fora é dotada de toda a infraestrutura exigida para sediar modernos empreendimentos e eventos, como o único fórum destinado exclusivamente à indústria de laticínios brasileira, o Congresso Nacional de Laticínios; o maior festival da música antiga do país, Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga e o maior evento gay do país, o Miss Brasil Gay.

Telefone: +55 32 3236 4000
Central de Reservas: +55 32 9 9112 0395
Central de Eventos: +55 32 9 9127 8654
E-mail: reservas@hotelgreenhill.com.br
Avenida Deusdedith Salgado, 4351
Bairro: Salvaterra - Juiz de Fora - MG

Mapa